Projeto Verão – Dicas para Emagrecer no Verão.

Tempo de leitura: 13 minutos

Qual será sua desculpa para não encarar o biquíni nesse verão?!

Menos de 2 meses para a estação mais esperada do ano! Ou não? Para muitos o verão é sinônimo de praia, sol, clube, piscina e corpo bronzeado. Para outros é sinônimo de vergonha de se expor, usar um short ou um vestidinho mais curto, e quem dirá um biquíni!

E ai? Em qual dessas situações você se encaixa? Preparada para o verão sem canga?!

Muitas pessoas se escondem debaixo de roupas escuras, compridas e largas por não aceitarem seu corpo ou por receito de assumir que estão acima do peso. Essas situações são ainda mais comuns entre as mulheres, isso porque com os quilinhos extras surgem também as tão temidas celulites e as estrias, que marcam o corpo e as deixam inseguras de se expor. O verão, antes motivo de alegria e diversão, pode trazer também aquela angustia de não se sentir bem com roupas coloridas e as que deixam o corpo mais a mostra.

Aquele final de semana na praia ou no clube com a família e os amigos podem trazer desconforto, e ai? Vai tirar a canga ou vai deixar pro próximo verão?

Nessa época do ano começa a contagem regressiva não só para o verão, como também para as festas de final de ano e depois o carnaval. E assim, as academias antes em segundo plano agora são pontos de encontro dos desesperados, todos em busca de um milagre!

Sabemos bem que não existe milagre para emagrecer definitivamente. Mas calma lá, não se desespere! Apesar de não existirem milagres, nem tudo está perdido!

Que tal começar um novo estilo de vida já se preparando para este verão? Não deixe para o próximo ano. Corre que dá tempo! A prática de atividade física associada a uma dieta balanceada trazem resultados excelentes, que certamente irão te surpreender!

E mais… por que não dar uma mãozinha pro metabolismo e aproveitar a época pra fazer bonito no verão?!

Corpo saudável ou uns quilos a menos para o verão?

Sempre digo e repito: “Perder peso de maneira rápida não é saudável, tampouco duradouro!” O peso que te incomoda hoje, não foi acumulado da noite para o dia.

Vale a pena investir em dietas milagrosas e restritivas, inibidores de apetite, horas intermináveis de atividade física e tratamentos estéticos que prometem resultados rápidos só para se sentir um pouco melhor ao se expor nesse verão?

Certamente que não! Apesar do enorme sacrifício, os resultados não costumam ser tão expressivos, tampouco saudáveis e duradouros.

Um corpo saudável é resultado da combinação dos nossos hábitos e das escolhas que fazemos diariamente. Esses hábitos, e a rotina que eles requerem, são adquiridos com o tempo e não apenas em dois ou três meses.

Não desanime se o seu objetivo final não for alcançado ainda neste verão, certamente você já terá dado um grande passo! Ao adotarmos hábitos saudáveis para a vida toda, os ganhos serão constantes e ao final dessa ou de todas as estações, você ficará orgulhosa do corpo que conquistou.

Não espere pelo próximo ano para tomar a decisão! Comece a pensar no seu novo estilo de vida e coloque em prática. Antecipe-se e esteja preparado para o verão, outono, inverno… deste e dos próximos anos.

Se você já começou ou ainda está planejando dar início ao seu “Projeto verão ano todo”, não deixe de conferir as dicas que separei abaixo:

Então, o que fazer para emagrecer?

 O emagrecimento definitivo pode parecer difícil, mas não é bem assim. Tome a decisão de mudar o seu estilo de vida e não deixe para praticar hábitos saudáveis apenas nos dois ou três meses que antecedem a chegada tão esperada do verão!

 Aqui vai algumas dicas:

  • Evite pular as refeições e comer rápido! Quanto mais tempo você gastar mastigando, mais o cérebro irá se sentir saciado e a fome diminuirá.
  • Alimente-se mais vezes ao longo do dia! Faça pequenos lanches entre as principais refeições, isso te ajudará a não sentir fome e a ter menos vontade de comer besteiras.
  • Dê preferência aos alimentos integrais! Alimentos integrais aumentam a quantidade de fibras e ajudam o intestino a funcionar melhor. Prefira massas, pães, arroz e biscoitos integrais.
  • Inclua folhas verdes escuras no cardápio! Folhas verdes escuras, tais como couve, rúcula, agrião e almeirão, têm boa quantidade de ácido fólico, entre outros nutrientes, que ajudam na desintoxicação do organismo.
  • Evite saia de casa sem tomar o café da manhã! Todas as refeições são importante, todavia, o hábito de tomar o café da manhã tem sido um grande aliado aos querem emagrecer. Alimentar-se ao acordar controle a sensação de fome ao longo do dia e diminui as quantidades ingeridas nas próximas refeições.
  • Evite ao máximo gordura saturada, fritura e açúcar! Esse trio é responsável pelas principais doenças da atualidade tais como a hipertensão, o diabetes e a obesidade. Assim, sempre que possível faça escolhas saudáveis e evite refrigerantes, biscoitos, macarrão instantâneo e outros alimentos industrializados, pães e massas brancas feitos de farinha refinada, queijos amarelos, sucos de caixinha e em pó.

Além de todas essas dicas, temos aqui uma das mais eficazes: acelere a queima de gordura corporal! Mas como?

A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la com alimentação adequada e a prática de atividade física.

Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você gastará para manter seu corpo em movimento. Os músculos são tecidos ativos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias o dia todo.

Escolher os alimentos certos é a peça chave para o seu sucesso! Assim, preste bastante atenção no seu cardápio, o qual deve conter:

Gorduras boas: essenciais ao corpo e se consumidas de acordo com recomendações adequadas fornecem energia. Isso quer dizer que precisamos estar atentos sobre a quantidade e os tipos de gordura que consumimos, pois geralmente são alimentos calóricos. A falta de energia leva ao sedentarismo, e essa inatividade faz você ganhar peso. Além disso, as gorduras boas participam de processos estruturais e hormonais e ainda podem contribuir para a manutenção da saúde do coração.

Exemplos de gorduras boas:

  • Peixes oleosos como arenque, salmão, cavala, atum e sardinhas;
  • Óleos vegetais como óleo de soja, cremes vegetais Becel, azeite;
  • Castanhas no geral (do Pará, caju, nozes, amêndoas);
  • Avelã;
  • Legumes, frutas e verduras

Proteínas: base da alimentação para ganhos de massa magra, tanto para objetivos de hipertrofia (aumento de massa muscular) quanto para a queima de gordura (emagrecimento). A proteína é responsável por reparar e reconstruir as fibras musculares e deixá-las maiores e mais fortes.

Além disso, a ingestão de proteínas gera um efeito termogênico no organismo, acelerando o metabolismo. Nosso organismo tem certa dificuldade de digerir proteínas, gasto de 30% mais energia se comparado ao processamento de carboidratos e gorduras, como resultado, tem-se a aceleração da queima dos estocadas de gordura. A inclusão de fontes de proteínas nas refeições prolongam a sensação de saciedade e contribuem para a manutenção da massa magra (ou aumento de músculos, associado à prática regular de musculação).

Exemplos de fontes de proteínas:

  • Ovos e frango;
  • Carnes vermelhas (patinho, maminha, músculo, lagarto e file mignon);
  • Peixes e frutos do mar;
  • Whey protein;
  • Leite e derivados.

Carboidratos complexos: muito importante para um metabolismo rápido, fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Devem ser consumidos sempre que possível através de alimentos com baixo índice glicêmico, a fim de manter a insulina do corpo em níveis estáveis, evitando a oscilação da glicose no sangue e diminuído a vontade de comer.

Exemplos carboidratos complexos:

  • Pão, arroz e massas integrais;
  • Aveia;
  • Frutas com casca;
  • Verduras e legumes como feijão, lentilha e grão de bico;
  • Batata doce, batata baroa, yacon e mandioca;
  • Grãos e sementes como quinoa, amaranto, centeio, linhaça e inhame.

Fibras: devem fazer parte de todo cardápio que preze o equilíbrio alimentar. Seu consumo está associado à melhora na flora intestinal, ao controle dos níveis de açúcar no sangue e a prolongação da sensação de saciedade, além da diminuição das taxas de colesterol LDL (colesterol ruim).

Exemplos de fontes de fibras:

  • Grãos integrais;
  • Aveia;
  • Legumes, frutas e verduras.

Agora você já sabe quais são os principais alimentos fontes de gorduras boas, proteínas, carboidratos complexos e fibras que devem fazer parte do seu cotidiano e não mais faltar em seu cardápio!   

Além da alimentação, outro fator importante a ser considerado para conquistar o corpo dos sonhos é a pratica de atividades físicas. É muito importante e recomendado incluir no dia a dia exercícios anaeróbicos, como a musculação e os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT – High Intensity Interval Training). A prática dessas atividades são fundamentais para manter o desenvolvimento da massa muscular, e como consequência acelerar o metabolismo e promover a perda de gordura.

Os exercícios aeróbicos como esteira, bicicleta, natação, aulas coletivas e outros, também têm a sua importância no processo de emagrecimento. Se associados à uma dieta balanceada, compõem de forma positiva os resultados do seu balanço calórico diário.

Vale lembrar que o corpo se adapta muito fácil aos exercícios com o passar dos dias, assim, é importante promover sempre novos estímulos para que ele continue trabalhando e queimando calorias.

Anote algumas dicas de como não deixar isso acontecer:

  • Se sua corrida estivar confortável, tente aumentar um pouco a velocidade. Melhor ainda seria fazer treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), com corridas mais forte num curto espaço de tempo e intervalos para recuperar.
  • Nos exercícios com peso, tente aumentar o peso com mais frequência ou fazer uma ou duas repetições a mais.
  • Em exercícios livres com o próprio peso do corpo, tente aumentar as repetições ou até mesmo diminuir o intervalo de descanso.

Aproveite o “Projeto verão” e intensifique os resultados!

Para os que mantêm uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física, o “Projeto verão” nada mais é do que intensificar os exercícios e os cuidados com a alimentação para a chegada do verão. E com isso obter mais muita dedicação e foco no objetivo final!

O ideal é seguir um estilo de vida saudável o ano inteiro, cuidando da alimentação, fazendo escolhas saudáveis e praticando exercícios físicos. E só assim no final do ano focar no “Projeto verão”, dando uma intensificada nas atividades físicas e na dieta, com o único objetivo de iniciar um novo ano com novos planos e metas, seja manter o peso alcançado, continuar emagrecendo, melhorar a resistência e o condicionamento físico ou o ganho de massa muscular.

E que tal realmente aproveitar a chegada do verão para intensificar os resultados?! A vantagem do verão é que com o aumento da temperatura a tendência é ter menos fome. O calor estimulam a glândula pineal, que libera substâncias de bem estar no organismo, funcionando como antidepressivo e assim as pessoas ficam menos ansiosas, o que ajuda a diminuir o apetite.

Por outro lado, o metabolismo gasta menos energia nas temperaturas mais quentes do que nas estações mais frias. Sendo assim, controle sua alimentação e aproveite a estação para intensificar a prática de atividade física e melhorar seus resultados.

Comemore a chegada do verão sentindo-se melhor e mais disposta! Esqueça as promessas de emagrecimento rápido! Adote um estilo de vida mais saudável e tenha resultados que duram o ano todo.

Inclua gorduras boas, proteínas magras, carboidratos complexos e fibras em sua alimentação, assim você terá um cardápio variado capaz de prolongar a sensação de saciedade, evitando os “beliscos” ao longo do dia e fornecendo nutrientes para o aumento e manutenção da massa magra. Comece a praticar uma atividade física e saia do sedentários! Dê preferências a treinos de musculação e a atividades intensas de curta duração. Assim, você manterá seu metabolismo acelerado, proporcionando a queima de gordura.

Aproveite e utilize o “Projeto verão” para iniciar seu novo estilo de vida e dar um gás nos resultados, vislumbrando seus objetivos!

Enfim, ainda dá tempo de emagrecer? O verão já está batendo na nossa porta, não é? Comece a priorizar a alimentação e os treinos agora, e no ano que vem não terá que passar por esse incomodo novamente. O que você acha? Antecipe-se ao verão!

 Quer dicas de emagrecimento para conquistar o corpo dos sonhos e não mais se esconder atrás das cangas no verão?

 Acesse o blog e baixe grátis o seu e-book com 5 Passos Para o Emagrecimento!

Finalmente um método cientifico e delicioso para secar a barriga e ter um saúde perfeita sem ter que sofrer com exercícios ou passar fome!

A apresentação a seguir é restrita e só pode ser vista depois que você responder às perguntas a seguir o mais honestamente possível.

Método Científico Estranho Seca Gordura Sem Exercícios Físicos