Não Consigo Fazer Dieta – Tudo Sobre Emagrecimento.

Tempo de leitura: 12 minutos

Há algum tempo tenho notado o sofrimento de muitas pessoas em razão da dificuldade em seguir uma não conseguir fazer dieta. Assim como você, muitas delas sofrem por fazer exercícios e não emagrecer, outras até comem direto mas não conseguem perder peso. E tem aquelas que por estarem acima do peso, têm vergonha de sair de casa ou até mesmo ir à academia.

De fato muitas pessoas se exercitam de forma errada, sem a adequada orientação de um profissional. Algumas têm o metabolismo muito lento, por isso não conseguem gastar toda a energia, com isso acabam tendo vergonha do próprio corpo e se sentem constrangidas de frequentar uma academia por acreditarem ser um ambiente apenas de pessoas com corpos sarados.

Nos tópicos abaixo, vou te dar dicas incríveis para criar hábitos que irão ajudar a emagrecer, dicas de como perder peso elevando seu metabolismo caso você tenha dificuldade em fazer dieta e também perder a vergonha, acabando com o pensamento de que academia foi feita apenas para quem possui a famosa “barriga de tanquinho.”

Aproveite o conteúdo!

Exercícios x Emagrecimento.

Muitas pessoas fazem exercícios e não conseguem emagrecer, assim, com o tempo, a grande maioria acaba se frustrando por não obter os resultados esperados. Algumas dessas pessoas se exercitam de forma errada, sem a adequada orientação de um profissional, com exercícios de longa duração e baixa intensidade (Caminhada), acreditando que irão perder peso.

Outro grande problema enfrentado pelos que querem perder peso, é a dificuldade em fazer dieta. Isso porque eles imaginam que fazer dieta é uma coisa complicada. No início pode até ser, porém, com o passar do tempo vai virando um hábito. Falo por opinião própria, cada começo de uma nova dieta é um sofrimento, mas após uma ou duas semanas o corpo vai acostumando. Exercícios para emagrecer de forma correta e uma dieta para perder barriga fazem toda a diferença! Entretanto, algumas pessoas procuram outras maneiras, como o jejum para diminuir o abdômen, o que é um grande erro e já já vou mostrar o porquê!

A primeira coisa que você tem que entender é que: fazer dieta não tem que ser um sacrifício! Existem várias formas de preparar refeições muito saborosas. Tenha em mente que para ter bons resultados nada melhor que se torne um habito, um estilo de vida saudável.

Mesmo que faça dieta e exercícios, seu corpo demora um tempo para reagir a essas adaptações fisiológicas.

Vou explicar para você de maneira simples e direta a lógica por traz do emagrecimento, pois isso acabará com um grande problema da maioria das pessoas que procuram exercícios para emagrecer e dieta para perder peso. Vamos lá…

 Você só vai perder peso quando criar hábitos.

  1. Comprometa-se por pelo menos 40 dias.

Estudos comprovam que se mantiver um habito por 21 dias consecutivos, ele passará a fazer parte da sua vida.

  1. Faça diariamente.

Se você pretende perder peso fazendo dieta e exercícios, torne isso parte da sua rotina diária, seu compromisso com você.

  1. Inicie sem exageros.

O excesso poderá fazer com que você exagere e logo desista. Procure começar uma atividade física aos poucos, duas vezes por semana, depois passa para três e assim por diante, até tornar-se uma rotina diária.

  1. Relembre seu objetivo.

Escreva o hábito que está propondo a cumprir em vários pequenos pedaço de papel, e deixe a vista para que você se lembre de cumpri-lo diariamente.

  1. Elimine as tentações.

Não tenha em casa comidas que irão atrapalhar sua dieta! Evite passar perto de lugares que possam causar aquela tentação de sair da dieta. Não é porque está chovendo ou fazendo frio, que você vai deixar de se exercitar!

  1. Nada de “ah, dane-se”.

Não é porque você deu uma escapadinha que foi tudo por água abaixo, só porque não conseguiu ir à academia. Lembre-se que isso vai ter prejudicar, mas não está tudo acabado. Retorne com mais força de vontade ainda!

  1. Associe se a pessoas positivas.

Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive! Procure se relacionar com pessoas que buscam o mesmo objeto que você, ou que já alcançaram ele.

  1. Tenha paciência.

Não espera resultados imediatos. Esse processo fisiológico que está acontecendo com seu corpo demora um pouco para que os resultados sejam notáveis. Ninguém emagrece ou engorda da noite pro dia.

  1. Tenha em mente seu resultado final.

Onde eu quero chegar? Faça sempre essa pergunta e perceba que você precisa construir uma rotina saudável para estar cada dia mais perto do seu objetivo.

  1. Lembre dos benefícios.

Lembre-se o quanto é importante você perder peso e obter os resultados que tanto sonhou!

Esses simples hábitos podem fazer toda a diferença na sua vida! Muitas vezes não entendemos como funciona o processo de emagrecimento, e acabamos sem saber o que fazer. Os resultados desse processo vou falar no próximo tópico.

Como pouco e não consigo emagrecer.

Da mesma maneira que algumas pessoas fazem exercícios e não emagrecem, outras sofrem ainda mais comendo pouco e não perdendo peso. Surgindo aquela dúvida de como emagrecer de vez. Isso pode ocorrer por vários motivos, um deles pode ser o metabolismo lento ou por não estarem comendo a quantidade de nutrientes necessários. Metabolismo nada mais é do que a taxa metabólica basal – TMB, ou seja, é a taxa de energia que o indivíduo gasta por dia apenas para manter o corpo funcionando com respiração, temperatura corporal, circulação do sangue e todos os órgãos internos. Esse processo fisiológico, gasta muita energia! Isso tudo representa a taxa mínima que seu corpo precisa para sobreviver. O metabolismo basal sofre influência pela composição corporal do indivíduo, alterando conforme a quantidade músculos e gordura presentes no corpo.

O problema inicial é que para o organismo a gordura é uma vantagem e os músculos uma desvantagem. Isso porque os nossos ancestrais ficavam dias e dias sem se alimentar, à procura de
alimentos, assim, o corpo sobrevivia com a gordura acumulada. O corpo sabia que precisava se preparar para o próximo período de escassez, com isso, a gordura era armazena por questão de sobrevivência. Infelizmente, isso ainda acontece nos dias de hoje! Quando você fica muito tempo sem se alimentar, o famoso (jejum para perder barriga) seu corpo queima a gordura para manter-se vivo, e com isso a taxa metabólica basal (TMB) diminui, diminuindo assim seu gasto energético total.

Quando você volta a comer, seu corpo imediatamente pega toda a gordura do alimento e estoca como tecido adiposo, preparando para o próximo “período das vacas magras.” O músculo é visto como uma desvantagem por gastar muita energia. O corpo não quer carregar mais músculos do que já tem, porque sabe que isso gasta energia e requer muitas calorias. 

E o que isso significa??? Significa que você tem que mostrar para seu corpo que não precisa acumular gordura em excesso e manter, ou melhor ainda, aumentar a massa muscular e consequentemente o consumo de energia. Com isso, a TMB aumenta, deixando seus músculos mais ativos e gastando cada vez mais energia.

Vou explicar para vocês de maneira simples como acelerar seu metabolismo e derreter essa gordura indesejável, porque “tudo que você tira do seu corpo, ele tende a repor o mais rápido possível”.

Vamos lá…

Para acelerar o metabolismo é importante fazer várias refeições ao longo dia, possibilitando que seu organismo trabalhe para processar todo o alimento ingerido. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e entenda que a digestão começa na boca! Não pule refeições, beba bastante água, coma alimentos ricos em fibras, como os grãos integras, legumes, frutas e verduras, esse alimentos levam mais tempo para serem processados pelo organismo.

Consuma proteínas de boa qualidade (frango, carnes magras, ovos e peixes), e gorduras de boa qualidade (abacate, nozes, óleo de coco e castanhas), evite o consumo de gorduras saturadas, açúcar e carboidratos simples com alto índice glicêmico. Procure fazer exercícios físicos diariamente e dê preferência para atividades de curta duração e baixo volume como a musculação, o HIIT (High Intensity Interval Training) e as lutas! Claro que pode fazer atividades que mais sinta prazer, por exemplo, danças, corridas de longa distância, esportes aquáticos, entre outros, porém, não se esqueça que, para acelerar seu metabolismo, você tem que fornece condições para seu corpo construir massa muscular, com treino intenso, alimentação (horários e quantidades) e descanso!

Agora que você aprendeu como acelerar o metabolismo para emagrecer rápido, não deixe para amanhã o que você pode começar hoje, tenha consciência que os seus resultados não aparecerão da noite para o dia, e lembre-se dos 10 hábitos para perder peso!

Essas simples dicas vão fazer toda a diferença nos seus resultados! Muitas vezes não entendemos o motivo pelo qual não estamos perdendo peso rápido e como fazer para acelerar o metabolismo. Ao longo do próximo tópico vou dar algumas dicas para perder a vergonha de sair na rua e ir à academia.

Tenho vergonha de ir à academia.

Muitas pessoas sofrem para perder peso, algumas sofrem ainda mais com a vergonha de ir para a academia, por não achar que têm um corpo ideal, por vestir uma roupa de ginástica que fica apertada e mostrando algumas dobrinhas. Mal sabem elas que algumas roupas tem a vestimenta mais adequada e não mostram tanto o corpo. Eu escuto relatos de pessoas com vergonha de ir à academia porque imaginam que irão encontrar apenas corpos sarados e barrigas de tanquinho. Tanto as pessoas magras como as que estão acima do peso sofrem problemas parecidos. Infelizmente esse pensamento de que academia é lugar de corpos sarados ainda existe nos dias de hoje! Algumas pessoas têm vergonha de si próprias, e isso pode ser muito sério, chegando até mesmo a necessidade de tratamento e acompanhamento feito por psicólogos, pode resultar em problema de fobia social e de baixa alta estima.

Por esses e outros motivos algumas pessoas estão optando por treinar em casa, com ou sem a ajuda de um profissional da área, por esse preconceito bobo de que na academia todo mundo é sarado. O problema é que quando você faz exercícios por conta própria, o risco de lesão pode ser muito maior, ao passo que, quando orientado por um profissional qualificado, esse fato pode ser minimizado.

A maioria das pessoas que encontramos na academia não foram sempre assim, tenho vários amigos que começaram do zero como a gente, tanto pessoas magras quanto pessoas acima do peso! Depois de algum tempo conseguiram atingir seus objetivos, e hoje podem dar risadas dos pensamentos que tiveram sobre os estereótipos frequentadores de academia. Vamos pensar o seguinte: se vamos ao médico é porque temos algum problema, mesmo tendo um problema não temos vergonha de ir ao médico, pois trata-se de uma necessidade para o nosso bem estar. Então, tem muita gente na mesma situação que a nossa, todos no mesmo barco.

O importante é saber valorizar os pontos fortes do corpo e camuflar as imperfeições. Aposte em roupas que valorize o seu corpo e que te deixa confiante! Evite tudo que faça parecer que você é mais cheinha. Nunca deixe esse tipo de vergonha atrapalhar seus objetivos, faça aquilo que você quer, sem se preocupar com a opinião dos outros, e não perca mais tempo para começar. Procure um profissional em nutrição e educação física para acompanhá-los nessa fase mudanças!

Essas dicas podem ajudar a superar essa timidez e começar a pensar em fazer exercícios para emagrecer de vez.

Muitas pessoas, depois que entendem o processo de emagrecimento através da prática de exercícios e alimentação saudável, deixam de lado o pensamento que, para perder peso é preciso dietas rápidas e restritivas, e começam a ter consciência de que é tudo um processo. Para algumas pessoas os resultados demoram um pouco mais, o importante é não perder o foco nos objetivos traçados! Com o tempo e os resultados, você vai passar a amar o seu corpo, vai frequentar qualquer lugar que desejar, com a roupa que quiser e sem medo de ser feliz!

Seguindo as dicas que foram faladas nos tópicos acima, você vai conseguir bons resultados! Espero que esse artigo tenha sido útil, e desejo de verdade que você deixe um comentário para que eu possa divulgar cada vez mais conteúdo de qualidade, como este!