Como Queimar Calorias na Praia – Exercícios Para Emagrecer no Verão

Tempo de leitura: 8 minutos

Com a chegada do verão milhares de pessoas procuram o litoral para tirar férias. Em vez de ficar deitado em uma cadeira de praia tomando sol, porque não aproveitar o dia também para queimar calorias na praia fazendo exercícios para emagrecer?

A atividade física ao ar livre tem muitos benefícios, especialmente na praia, pois nos permite respirar o ar puro e ainda com vista pro mar!

Não é porque você viajou para o litoral que não pode continuar com a sua rotina de treinos. Aliás, os exercícios agora podem ser bem mais agradáveis, pois agora você pode desfrutar de um ambiente muito mais bonito.

Afinal, você está de férias!!!

Então aproveite da melhor maneira possível, mas sem deixar a peteca cair e perder o foco, tudo bem?

Exercitar-se na praia é uma excelente alternativa para quem deseja manter o corpo em forma durante as férias ou até mesmo aproveitar esse período para controlar a alimentação e perder peso. Agora você pode ficar mais feliz e curtir as férias sem se preocupar com os quilinhos extras, isso porque vou te ajudar a se exercitar na praia e emagrecer no verão!

Anote as 5 dicas a seguir de como queimar calorias na praia para emagrecer!

  1. Escolha o horário menos quente: o ideal é se exercitar entre 8:00hs e 11:00hs da manhã ou após às 17:00hs, assim você não se expõe tanto ao sol nos períodos de maior calor e evita uma desidratação. A exposição excessiva ao sol pode ocasionar a perda de água e sais minerais, prejudicial à saúde, deixando os músculos mais propensos a cãibras e lesões ou mesmo provocando tonturas e desmaios.
  1. Use sempre o protetor solar: É muito importante manter a sua pele protegida para evitar insolações e escaldões, de preferência, escolha lugares onde há sombra!
  1. Hidrate-se: é muito importante ter uma garrafa de água sempre à mão e se hidratar constantemente durante a prática da atividade física.
  1. Busque um local adequado: Procure praticar o treino em locais em que a areia da praia é mais fofa, isso demandará muito mais esforço do corpo e consequentemente o gasto calórico será maior.
  2. Use roupas leves e folgadas: As roupas devem ser bem leves e de preferência folgadas para ajudar na evaporação do suor e permitir uma melhor transpiração. Usar biquíni não é muito indicado, pois eles tendem a sair do lugar a todo momento e isso prejudica a concentração e a qualidade do exercício.

E não se esqueça! Escolha alimentos leves e refrescantes antes da atividade física, como as frutas, por exemplo, pois além de serem saudáveis elas são ótimas para ajudar a emagrecer e fornecem energia para a prática de exercícios físicos.

Logo abaixo vou apresentar 6 exercícios para emagrecer no verão que você poderá realizar enquanto desfruta de um belo dia de praia.

1 – Burpees.

O exercício burpees é muito utilizado entre praticantes de artes marciais e militares. Vem se tornando cada dia mais popular com o aumento da procura por treinamentos funcionais e Cross Fit.

É um excelente exercício, pois recruta uma grande quantidade de músculos em um movimento de um agachamento, uma única flexão, um salto e, em seguida, a repetição desses movimentos.

Abaixo segue o vídeo que exemplifica a execução do burpees onde há o movimento de agachamento, flexão de braço, salto e, em seguida, a repetição dos movimentos, conforme sequência:

2 – Polichinelo Lateral.

O exercício polichinelo lateral é a forma ideal para você começar a se exercitar todos os dias e queimar calorias na praia. Trata-se de um exercício simples, e qualquer pessoa pode praticar. O exercício envolve movimentos sincronizados de braços e pernas.

Para dar início, é preciso estar em uma superfície plana. Com as pernas unidas e estendidas, mantenha os pés formando um ângulo de 90 graus. Flexione os joelhos e estenda-os levemente para dar impulso ao corpo. Evite exagerar muito no impulso para não acelerar tanto no início da atividade.

Faça movimentos sincronizados de “abrir e fechar” os braços e pernas abrindo um arco paralelo ao sentido longitudinal do corpo, de forma que as palmas das mãos se juntem acima da cabeça.

Abaixo segue o vídeo que exemplifica a execução do exercício polichinelo.

3 – Agachamento com Salto

O agachamento com salto requer o posicionamento correto para surtir efeito e queimar calorias na praia. Pode ser praticado em qualquer lugar, basta esticar o braço deixando as mãos entrelaçadas e afastar as pernas deixando uma paralela a outra e, em seguida dobrar os joelhos, agache repetidas vezes e ao levantar pule.

Veja o vídeo e repita-o para poder conquistar o corpo perfeito.

4 – Polichinelo Frontal

O polichinelo frontal é praticamente a mesma coisa do polichinelo lateral. O que vai mudar seria a execução dos braços e pernas. Com movimentos sincronizados para cima e para baixo com os braços estendidos à frente do corpo, e as pernas para “frente” e para “traz”.

Trata-se de um exercício simples para emagrecer no verão.

Abaixo segue o vídeo que exemplifica a execução o exercício polichinelo frontal

5 – Afundo Pliométrico.

Como em todo trabalho pliométrico a finalidade é melhorar a potência unindo-se a um tempo de resposta mais rápido em um movimento funcional.

No exercício afundo pliométrico, a perna da frente deve formar um angulo de 90 graus. Em um movimento explosivo salte verticalmente passando a perna da frente para traz, repetindo a mesma sequência para a outra perna.

Veja o vídeo e repita-o para poder conquistar o corpo tão sonhado.

6 – Mountain Climber (Alpinista)

O exercício mountain Climber, simula a escalada.

Trata-se de um exercício avançado de alta intensidade, capaz de aumentar a frequência cardíaca e acelerar o metabolismo, além de ajudar a construir uma maior resistência nas pernas e melhorar a agilidade.

Dada sua complexidade e eficácia, é frequentemente usado no treinamento dos soldados norte-americanos e pelos praticantes de artes marciais.

Caso nunca tenha realizado este exercício, é aconselhável iniciar com repetições e movimentos lentos.

Primeiro, comece com as mãos apoiados no chão, o joelho direito para frente sob o seu peito, com os dedos dos pés no chão. Alterne as pernas, trazendo o joelho esquerdo para a frente. Mantenha este movimento até pegar o ritmo mais intenso.

Abaixo segue o vídeo que exemplifica a execução o exercício mountain Climber.

Os exercícios podem ser feitos em forma de circuito ou se estiver iniciando, execute um exercício por dia, até se adaptar. Não precisa ser feito nessa sequência, você pode variar a sequência ou alterná-los no decorrer dos dias.

Caso você seja iniciante na pratica de atividade física ou não está acostumado com esses exercícios, eu aconselho a começar bem devagar como por exemplo uma serie de cada exercício com 20s de execução e 10s de intervalo entre eles. Com o passar do tempo pode tirar o intervalo e fazer todos os exercícios na sequência. Duas vezes por semana seria o mais indicado, podendo intercalar com corridas na praia ou calçadão.

Para praticantes de atividade física a mais tempo, é aconselhável completar o circuito três vez com intervalos entre cada rodada de 60s a 90s no máximo e execução de 20s para cada exercício. Três vezes por semana seria o mais indicado, podendo intercalar com corridas na praia ou calçadão.

Praticantes mais avançados podem fazer o circuito três vezes com intervalos de no máximo 60s e execução de 30s a 40s para cada exercício. Cinco vezes por semana seria o mais indicado, podendo intercalar com corridas na praia ou calçadão antes ou depois do circuito.

Para concluir quero deixar bem claro que nada adiante fazer esses exercícios se a dieta não estiver adequada.

Entendo perfeitamente que você está de férias, mas não precisa jogar tudo para o alto, porque quando as férias acabarem o prejuízo vai ser bem maior.