Dificuldade em Fazer Dieta – Dicas Para Emagrecer

Tempo de leitura: 10 minutos

Nossa, eu sei o quanto é difícil fazer dieta, e não só isso, o quanto é difícil manter o corpo magro depois de tanto esforço e dedicação! Falo isso por experiência própria, manter os resultados alcançados no longo prazo é muito cansativo, e depende de determinação. Todos nós convivemos com inúmeras tentações diariamente… seja o churrasco, a pizza, o hambúrguer, aquela vontade de doce depois da refeição, aquele happy hour com os amigos, a porção de fritas, o chopp gelado, entre outras delicias que constantemente somos tentados a comer! Apesar de tudo isso, temos que ter em mente qual a nossa prioridade?! A minha é manter o corpo sarado e a saúde em dia! Qual é a sua?

… Então, se quiser encontrar a formula do emagrecimento, terá que abrir mão de certos hábitos alimentares e substituir por outros mais adequados, com alimentos nutritivos. Essa palavra dieta para muitos significa sofrimento, eu particularmente entendo como estilo de vida. Fazer dieta é simplesmente mudar os hábitos alimentares ao qual você está acostumado, muitas vezes rico em açucares, gorduras saturadas e carboidratos, e adotar uma alimentação balanceada e adequada para o seu objetivo, com alimentos naturais, carnes magras e fibras. Quando corrigido esses hábitos, você fornece os nutrientes necessários para seu organismo acelerar o metabolismo e então facilitar a queima de gordura. Comece a dar os primeiros passos hoje, vá devagar, adapte-se às mudanças, não tente fazer tudo ao mesmo tempo esperando emagrecer do dia pra noite. Pense em fazer dieta não apenas como forma de alcançar resultados estéticos, mas principalmente para se manter saudável.

Logo abaixo vou mostrar que é possível fazer dieta com saúde e dar dicas sensacionais que irão te surpreender…

… Boa leitura!! 

Tenho dificuldade em fazer dieta.

Eu sei que não é fácil fazer dieta para emagrecer, constantemente somos bombardeados por uma quantidade enorme de informações que existem por ai, e que acabam atrapalhando aqueles que procuram por algo que realmente funciona para o emagrecimento.

A grande maioria das pessoas sofrem em fazer dieta, então surge a dúvida de como fazer dieta? Esse assunto é muito complicado de falar por vários motivos, dentre eles, está o fato de que o corpo tende a acostumar aos poucos com os alimentos que consumimos, e com passar do tempo ele já não sente tanto a falta de certos alimentos. Sinceramente não vejo a necessidade de proibir a ingestão de determinados alimentos, fazendo com que você perca o prazer em comer. É importante consumir um pouco de tudo, para que se torne um hábito e não um sofrimento, mas claro, com certa cautela, evitando por exemplo os alimentos industrializados (gordurosos e açucarados).

Um dos grandes problemas relatados por aqueles que tentam fazer dieta é a sensação contínua de fome e a angustia pela privação de alguns alimentos, o que, com o tempo, acaba por vencê-los e leva-los de volta aos velhos hábitos. Isso acontece frequentemente aos finais de semana, quando seguimos a risca a dieta durante a semana e temos a certeza de que merecemos uma recompensa pelo “bom comportamento”, quem sabe aquela pizza ou aquele pedaço de bolo?! Assim, nosso organismo nunca acostuma com seus novos hábitos alimentares, e toda segunda-feira voltamos àquela dieta que dura mais 5 dias, e assim entramos nesse ciclo vicioso que não nos leva a lugar nenhum!

Para conseguir fazer dieta, temos que nos envolver diariamente e gradualmente, contando com o apoio familiar e de profissionais especializados no assunto. Fazer dieta é simplesmente mudar os nossos hábitos alimentares para sempre. Parece assustador falando assim, mas a verdade é que estamos fazendo um investimento a longo prazo, que trará benefícios para sempre.

Comece a dar os primeiros passos hoje, não tente fazer todos ao mesmo tempo, devagar e sempre, estabeleça um novo hábito a cada dia, quando menos esperar estará se sentindo bem melhor se comparado com o dia que tudo isso começou.

Pois, hábitos saudáveis também se torna um ciclo vicioso, claro que este faz bem. Comece exercitando sua força de vontade aos poucos e nada de radicalismo, assim você consegue introduzir novos hábitos sem ter o risco de recaídas. Pode ter certeza que seu corpo agradece!

Dieta para emagrecer.

Percebo a dificuldade que muitas pessoas encontram em fazer dieta para emagrecer, com isso procuram por vários métodos, porém, poucos desses métodos são capazes de resolver esse problema à longo prazo. Todos nós procuramos resultados rápidos como forma de motivação, mas não vamos ficar presos a isso para sermos motivados! Pense em resultados à longo prazo e entenda que toda essa dedicação pode eliminar o “efeito sanfona” e proporcionar muita disposição e energia!

O problema não está em fazer dieta para emagrecer, e sim em como fazer essa dieta de forma adequada que não traga prejuízos no futuro. Alguns recorrem à métodos perigosos, tais como usar remédios por conta própria para acelerar o metabolismo e inibir o apetite, ou até mesmo acreditar em dietas rápidas que prometem a perda de peso em poucas semanas. Toda dieta deve ter o acompanhamento de um nutricionista!

Existem algumas dicas que podem ajudar você a fazer uma dieta para emagrecer:

  • Tenha horários certos para comer: Seu organismo tem que aprender qual o horário de comer, dormir e acordar. Com isso ele funcionará melhor, evitando a fome frequente.
  • Não pule nenhuma refeição: Caso pule uma refeição, fará com que você sinta mais fome e, na próxima refeição, coma uma quantidade maior de comida.
  • Beba muita água durante o dia: Vai ajudar a diminuir a fome e a retenção de líquidos, isso porque, quanto mais você bebe água mais urina seu corpo produz, eliminando as toxinas que prejudicam no emagrecimento.
  • Não fique com fome: Ficar sem comer faz com que seu corpo economize energia, gastando menos do que deveria e transformando todo alimento extra em gordura. Comendo de 3 em 3 horas provavelmente a fome não aparece, e ainda a quantidade de comida em cada refeição será bem menor.
  • Não consuma quantidade exagerada de carboidratos: O organismo liberará mais insulina no sangue e você poderá ter sintomas de hipoglicemia que te deixará com mais fome.

Comece a pensar em fazer dieta não apenas como forma de alcançar resultados estéticos, mas para se manter saudável. Ao contrário do que muitos acreditam, recorrer ao uso de medicamentos para perder peso rápido não é a forma mais fácil de emagrecer! Pelo mesmo motivo, procurar por dietas rápidas também não é a melhor escolha a ser feita. Devemos ter em mente que a perca de peso ocorrerá de forma gradativa e sem exageros.

Emagrecer com saúde.

Quem não quer ter o emagrecimento definitivo e com saúde? Infelizmente isso nem sempre acontece! Na busca pelo corpo perfeito, a grande maioria busca fórmulas mágicas de emagrecimento rápido. Porém, quando isso não acontece, vem a frustração e assim, algumas mulheres acabam recorrendo a tratamentos estéticos perigosos e sem a orientação adequada. Com o avanço desse mercado opções não faltam! Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Em todo tratamento deve primeiro ser feito uma avaliação com o médico especializado no assunto, pois os riscos podem provocar complicações irreversíveis.

Alguns tratamentos feitos de forma irregular, sem acompanhamento médico, podem provocar perda involuntária de peso, ou seja, independente do desejo de emagrecer. Nessa situação, estudos mostram que a taxa de mortalidade pode alcançar níveis entre 25 a 30% dos adeptos.

Esses são alguns dos problemas que podem ocorrer com o uso indevido de medicamentos para emagrecer:

  • Hipotireoidismo: é a deficiência de hormônios produzidos pela glândula da tireoide T3 eT4. É mais comum em mulheres, mas pode acontecer com qualquer pessoa, independente do sexo e da idade.
  • Depressão: caracteriza-se por um estado em que o humor fica deprimido, melancólico, “para baixo”. Pode ocorrer angústia, ansiedade, desânimo, falta de energia e, sobretudo, uma tristeza profunda. Às vezes tédio e apatia sem fim.
  • Diarreia crônica: é a eliminação de fezes, predominantemente desmanchadas ou líquidas, não importa o número de vezes. É crônica quando ocorre por um período maior que 3 a 4 semanas.
  • Perda do apetite: é quando a pessoa tem menos vontade de comer. Pode ser conhecido como anorexia. São muitas as possíveis causas para este sintoma, desde doenças físicas até condições mentais.
  • Transtornos alimentares, incluindo anorexia nervosa e bulimia: são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, ambos têm como características comuns uma intensa preocupação com o peso e o medo excessivo de engordar, além de uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física.


Lembrando que o uso de medicamentos para o emagrecimento deve ser prescrito por um profissional da área com a devida avaliação clínica do paciente. Por esses motivos, entre outros, a forma mais saudável de emagrecer até o momento é com alimentos que o corpo possa absorver os nutrientes necessário, elevando o metabolismo e com isso queimando mais gordura.

O segredo pode estar em trocar a palavra dieta por hábitos alimentares. Algumas pessoas entendem a palavra dieta como restrição alimentar. Toda dieta tem início e fim, ao contrário de criar hábitos alimentares, que visam não só o emagrecimento, mas o controle do peso no longo prazo e um estilo de vida saudável.

O ideal é que o corpo gaste mais calorias do que consome. Porém, deve ser feito de forma gradativa. Muitas pessoas não sabem emagrecer com saúde, ficam desanimadas só de pensar em fazer dieta porque pensam que só vão comer alimentos que não gostam. Isso não é verdade! Você pode fazer receitas com ingredientes saborosos e saudáveis ao mesmo tempo.

Espero que tenha entendido que fazer dieta não necessariamente precisa ser um sacrifício. Comece dando um passo de cada vez, a cada dia inclua um novo hábito saudável na sua rotina. Procure seguir um estilo de vida saudável todos os dias, tenho certeza, a sua vida vai se tornar muito mais prazerosa!

Para concluir, quero deixar uma frase que escutei, “É muito importante que você mantenha tudo isso que foi dito em sua mente, porque muita gente vai tentar provar o contrário”.

Espero que essas dicas tenham sido úteis, e que você deixe seu comentário para que eu possa publicar ainda mais conteúdos de qualidade!

Caso ainda não tenha se inscrito na minha lista Vip para receber novidades em primeira mão. Deixe aqui seu e-mail.

Obrigado…