Alimentos que Ajudam a Emagrecer – Dicas Para Perder Peso

Tempo de leitura: 12 minutos

Conforme o tempo passa e a idade vai chegando parece que fica mais difícil emagrecer rápido, você não acha? Mas às vezes, só o que está faltando para que todo o seu esforço traga resultado é você conhecer os alimentos certos e a forma como cada um deles age no organismo. Já pensou nisso? Então, acompanhe este artigo e veja como facilitar e acelerar o seu caminho para conquistar o peso ideal e voltar a se sentir maravilhosa!

Se você já tentou fazer aquelas dietas malucas e cheias de restrições, deve ter percebido que elas só funcionam no começo, pois dão um “choque” no organismo e você emagrece rápido porque come de menos, mas são muito difíceis de manter e normalmente não satisfazem todas as necessidades do nosso corpo para emagrecer com saúde, que é o principal.

De nada adianta emagrecer rápido nos primeiro dias e logo depois ter todo o peso antigo de volta. A dieta ideal é aquela que muda seus hábitos alimentares de forma permanente e, acredite se quiser, com prazer e sem passar fome! Portanto, as dicas que daremos aqui são de alimentos saudáveis, naturais e com sugestões de como eles podem ser inseridos na sua rotina alimentar.

SUCOS DETOX

Você sabe o que significa esse “detox” que tanto ouvimos falar? Bem, os sucos detox são feitos com ingredientes naturais e ricos em vitaminas, minerais e fibras que, por sua vez, estimulam uma grande limpeza hepática, ou seja, auxiliando no bom funcionamento do fígado que livra todo o organismo dos excessos tóxicos, promovendo uma desintoxicação e acelerando o emagrecimento.

É claro que se você continuar colocando alimentos “impuros” no seu corpo irá dificultar o trabalho do fígado, então os sucos detox são parte do processo, mas precisam de outras ajudinhas que vamos citar mais adiante. Agora sim, vamos às deliciosas receitas de sucos para você incluir no seu novo plano detox de emagrecimento rápido e saudável.

1)     GENGIBRE E HORTELÃ

Ambos os ingredientes possuem diversas propriedades que fortalecem o organismo e estimulam o bom funcionamento dos sistemas do corpo. A hortelã alivia problemas de estômago e auxilia a digestão. O gengibre tem efeito termogênico, que aumenta o metabolismo e com isso a queima de gordura, levando ao emagrecimento. Para o suco, você vai precisar de:

– 150 ml de água de coco (de preferência fresca, com o coco aberto na hora);
– 1 fatia de melão;
– 1 colher de raspas de gengibre;
– 1 colher de folhas frescas de hortelã;
– Gelo.
Bata tudo no liquidificador e beba na hora. O ideal é que não se use açúcar ou adoçantes industrializados. Se quiser adoçar, prefira mel.

2)     ABACAXI E CIDREIRA

A cidreira tem efeito calmante e também auxilia na eliminação da prisão de ventre e alivia dores de estômago. O abacaxi é diurético, possui vitamina C que auxilia o sistema imunológico e é rico em fibras. Os ingredientes são:

– 150 ml de água de coco (de preferência fresca, com o coco aberto na hora);
– 1 xícara de abacaxi em cubos;
– Meia xícara de erva cidreira picada;
– gelo.

Bata tudo no liquidificador e beba logo em seguida. E lembre-se de evitar colocar açúcar. Se necessário, prefira mel ou, se não tiver, pode utilizar um pouquinho de açúcar mascavo, orgânico ou demerara, que são menos processados do que o açúcar refinado comum.

3) LARANJA E LIMÃO

Tanto a laranja quanto o limão são riquíssimos em vitamina C, além, do seu efeito detox, por serem termogênicos e diuréticos. Nesta receita você também aproveita os benefícios da cenoura, como vitamina A, C, K, B6, H e muitas outras propriedades, além da linhaça que contém proteínas e fibras. Veja como fazer um suco rico em diversos nutrientes:

– 1 xícara de suco de laranja natural;
– Suco de 1 limão;
– 1 cenoura sem casca;
– 1 colher de sopa de linhaça;
– Gelo.
Bata tudo no liquidificador e lembre-se de consumir na hora para garantir que estará ingerindo todas as suas propriedades nutricionais.

OUTRAS OPÇÕES DE INGREDIENTES PARA CRIAR SEU PRÓPRIO SUCO

Estas receitas que passamos são apenas alguns exemplos para você ter uma noção das quantidades a utilizar, mas não deixe de criar suas próprias misturas e aproveitar o momento para testar as que você mais gosta e fazer novas experiências que combinem mais com seu paladar. Incremente com cravo, canela ou noz moscada, por exemplo. Outras opções interessantes que você pode utilizar são:

COUVE FOLHA – Possui proteínas, cálcio, ferro e, diferente do que pode parecer, seu suco não ficará com gosto de “folha”, pois ela se mistura ao sabor das demais frutas que você utilizar. Para uma receita, 2 ou 3 folhas são o suficiente.

BERINJELA – Possui vitamina B5, fibras, ferro, fósforo, cálcio, auxilia na regularização e equilíbrio dos sistemas do corpo e também na redução do colesterol ruim (LDL). Tem efeitos poderosos para artrite, reumatismo, gota e inflamações da pele. Mas lembre-se de duas dicas importantes: não consuma em excesso, pois ela tem propriedades laxativas e deve sempre ser consumida cozida, até para sucos, pois, se consumida crua, pode causar distúrbios intestinais.

TOMATE – Possui vitaminas A, C, complexo B, possui ácido fólico, potássio e cálcio. Ele também auxilia no funcionamento do organismo atuando como antioxidante e anti-inflamatório, pois fortalece o sistema imunológico.

MAÇÃ – São muitos os benefícios de consumir maçã, de preferência com casca e tudo. Ela auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), atua como antioxidante, reduz a velocidade do envelhecimento, protege os pulmões, é excelente para a saúde da garganta, da voz e da boca e muitos outros. Consuma sem restrições, a menos que seu médico proíba por algum motivo específico do seu corpo em particular.

COMER COM QUALIDADE É O CAMINHO CERTO PARA O EMAGRECIMENTO

Faltaria espaço para falar de todos os alimentos e seus benefícios, mas saiba que, seja transformando em suco ou consumindo de outras formas, todas estas frutas, raízes, ervas e legumes que sugerimos irão auxiliar no melhor funcionamento de todo o seu organismo:

– Equilibrando o sistema cardiovascular;
– Aumentando sua energia e disposição;
– Mantendo o seu corpo hidratado;
– Ativando o sistema imunológico;
– Melhorando o funcionamento da flora intestinal;
– Tonificando e fortalecendo muitos órgãos, tecidos e músculos;
– Melhorando a qualidade do sono e infinitos outros benefícios.
Portanto, o processo de emagrecimento com saúde e qualidade de vida vai acontecer como consequência de todas estas outras melhorias que você vai se permitir fazer no seu corpo. É tudo parte de um ciclo e, quanto mais focada e determinada você for, maior, melhor e mais rápido será o resultado.

MAIS DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Pois bem, para que os sucos detox funcionem a seu favor, temos outras melhorias na sua rotina alimentar que também vão acelerar seu processo de emagrecimento.

Vamos concordar que alguns alimentos realmente não ajudam em nada a sua saúde, né? E seria ideal que você pudesse se despedir deles, sabendo que precisa promover uma importante mudança de hábitos para voltar a se sentir mais feliz com seu corpo, tranquila com a sua saúde, com uma grande mudança na sua condição física, mais resistência e muita energia. E aí, vamos lá?

– ELIMINE O MÁXIMO DE INDUSTRIALIZADOS QUE PUDER. Alguns deles são: sucos de caixinha, refrigerantes, biscoitos (até os salgados), bolos, salgadinhos, massas prontas e leite condensado. Sim, ninguém disse que seria fácil, mas a recompensa com certeza vale o esforço. Estes produtos industrializados são um veneno para o corpo, pois aumentam o colesterol ruim (LDL) ao mesmo tempo em que diminuem o colesterol bom (HDL). E com colesterol alto você já sabe quais são as consequências, não é mesmo? Não queremos isso!

– PREFIRA ALIMENTOS SEM GLÚTEN. Os produtos sem glúten estão bastante populares e não apenas para quem tem doença celíaca, mas diversas pessoas que desejam levar uma vida mais saudável e com bem-estar estão incluindo produtos sem glúten na dieta. Ele vai acabar com aquele inchaço e dor estomacal que você sente, mesmo quando não comeu demais, mas sabe que havia glúten na refeição. Se você é muito acostumada a comer alimentos com glúten, experimente reduzir aos poucos.

– CUIDADO COM AS GORDURAS RUINS.  Sim, as ruins, afinal, também temos as boas. Estas gorduras boas você deve conhecer como HDL, elas são as que precisamos para manter a temperatura do nosso corpo, também para proteger o corpo de choques mecânicos e são responsáveis pela produção dos nossos hormônios.

Mas não são elas as responsáveis pelo inchaço, os problemas de coração e de circulação, de respiração e pela obesidade. Este é o resultado do acúmulo de gorduras ruins nas paredes das suas artérias, que resulta em colesterol prejudicial à sua saúde, o LDL.

Esta gordura ruim está presente em alimentos como os de origem animal. O leite de vaca possui muito mais colesterol ruim do que bom, e sim, ele tem cálcio, mas quanto mais cálcio, mais colesterol ruim. Para resolver isso, basta substituir o leite integral pelo desnatado, que manterá as mesmas propriedades, mas sem a gordura do colesterol ruim.

– DIGA SIM ÀS GORDURAS BOAS. Bem, você já sabe como funcionam as gorduras ruins e boas, e sabe quais são inimigas do seu emagrecimento. Então, algumas das boas que você pode consumir uma ou mais vezes por dia e manter como parte da sua dieta, são:

  • Azeite de oliva (não deixar ferver);
  • Peixes como salmão, atum e sardinha;
  • Óleo de coco;
  • Castanhas, amendoim e nozes, por exemplo.

Estes são excelentes ingredientes para incluir em qualquer uma das refeições, mas não necessariamente mais de uma vez ao dia. Por isso é muito importante que você consulte um nutricionista antes de colocar sua dieta de emagrecimento em prática, pois cada pessoa tem um corpo que funciona de um jeito diferente e nem sempre o que é bom para um é bom para outro. Por isso, tenha certeza do que é bom para o seu corpo e os resultados serão ainda mais rápidos.

– ABRACE OS CEREAIS. Os cereais são importantes porque fornecem muitos dos nutrientes que o corpo necessita, como proteínas, vitaminas, sais minerais, gorduras e carboidratos. Escolhendo os cereais integrais, ainda ganhamos muito com as fibras. Alguns dos cereais mais eficientes para dietas saudáveis de emagrecimento rápido são:

– Grãos de cevada;
– Müsli;
– Trigo em grãos (sem refinamento);
– Centeio;
– Flocos de milho;
– Flocos de amaranto;
– Aveia;
– Linhaça;
– Granola;
– Arroz integral;
– Chia;
– Quinua.

OUTROS HÁBITOS PARA MUDAR E EMAGRECER AINDA MAIS RÁPIDO

Cuidar muito bem da sua alimentação é uma grande vitória, pois é um hábito que a maioria das pessoas não tem, ainda mais com tantas opções de alimentos gordurosos e prejudiciais à saúde, mas deliciosos e quase irresistíveis. Então, você já está dando um passo enorme.

Mas podemos fazer ficar melhor ainda, já que o seu objetivo é emagrecer rápido e agora você já sabe que a melhor forma para isso é equilibrar sua saúde. Outros hábitos que você pode começar a incluir na sua rotina agora mesmo são:

– Beba ao menos 1,5 litro de água por dia. A água precisa estar constantemente no organismo para o bom funcionamento do corpo inteiro, mantendo tudo hidratado e funcionando bem, como uma máquina que precisa estar com as engrenagens lubrificadas para funcionar bem.

– Escolha um exercício físico para fazer. Os benefícios de praticar uma atividade física ao menos 3 vezes por semana são incontáveis. Se você não é acostumada, comece aos poucos e escolha algo que faça você se sentir bem. Pode ser desde yoga até zumba, você escolhe.

Com tantas melhorias na sua rotina, sua qualidade de vida vai aumentar rapidamente e você verá a diferença que faz agregar novos hábitos a uma alimentação rica em saúde. Essa é a maneira ideal de emagrecer sem medo de engordar de novo e mudar completamente, para melhor, o seu estilo de vida.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo, terei muito prazer em responder!!!

E para receber artigos como este em primeira mão, cadastre seu melhor e-mail logo abaixo. É totalmente grátis!